Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2014

Em 2014, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos já tem data marcada para acontecer: Sábado, 8 de novembro.

Não sabe o que é o Dia Nacional da Coleta de Alimentos? Descubra agora e Participe você também.

Origem

A Coleta de Alimentos nasceu há 17 anos nos Estados Unidos, seguido por França e Itália, como um gesto de partilha das necessidades em âmbito popular. No Brasil, a ação começou a ser realizada pela ONG Companhia das Obras do Brasil em 2006, nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Em 2013, oitavo ano consecutivo de realização da Coleta no Brasil, o evento acontecerá em mais de 48 cidades de 15 estados de todas as regiões do país, com a projeção de envolver ainda mais voluntários e arrecadação de mais alimentos. E em Fortaleza, a coleta acontece há 6 anos (desde 2008).

Como acontece a Coleta?

Em cada cidade participante, voluntários responsáveis convidam as redes e supermercados a aderirem à campanha e através de parcerias com os Bancos de Alimentos são definidas as organizações beneficiárias.

Tendo estabelecido isto e a lista de produtos a serem arrecadados (elaborada para melhor atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições beneficiárias, de forma a contribuir efetivamente para uma alimentação balanceada e evitando desperdícios), os voluntários partem a campo no Dia Nacional da Coleta de Alimentos.
Os voluntários entregam a lista dos alimentos aos clientes dos supermercados com indicações dos itens a serem doados. Ao final do dia, os voluntários pesam, encaixotam, contabilizam e encaminham os alimentos doados para os Bancos Alimentos de cada cidade.

Quem recebe os Alimentos?

Os alimentos coletados em cada uma das cidades são doados a Bancos de Alimentos locais. Estas entidades atuam arrecadando e distribuindo alimentos a entidades cadastradas e acompanhadas por elas, de forma a evitar duplicidade da ação, má distribuição ou desperdício de alimentos.

Em cada cidade, os Bancos promovem um diálogo e distribuição de acordo com o perfil e número de pessoas atendidas pelas instituições fins (asilos, creches, casas de acolhimento e entidades de assistência social). Os voluntários são convidados a participar desse processo, acompanhando o trabalho do Banco local.

Em Fortaleza, os interessados em participar como voluntários deverão entrar em contato com os responsáveis, para o preenchimento de FICHA DE INSCRIÇÃO através do e-mail: mdiasely@yahoo.com.br (Mauro Ely Dias)

Os alunos da UFC podem entregar a ficha de inscrição para a Profª Aparecida Tiemi (Imunologia da farmácia) ou Greyce Luri (aluna da farmácia) ou para o PET/UFC-Farmácia

Locais de Arrecadação de Alimentos

EM FORTALEZA, a Coleta será nos seguintes locais

• Supermercados Centerbox:

Loja: Av. José Bastos nº 4400 – (Próximo ao Hemoce)

Loja: Parquelândia – Rua Lino Encarnação, 869 – (Próximo à Igreja Redonda)

Loja: Messejana – Rua Frei Cirillo, 4000 – (Próximo ao Hospital do coração de Messejana).

• Supermecado Wander Box:

Loja:  Rodolfo Teófilo – Rua Prof. Costa Mendes, 2065 (Próximo a Maternidade Escola Assis Chautebriand – MEAC UFC).

EM CAUCAIA, a Coleta será:

• Supermecado Êxito:

Loja:  Pq. Guadalajara – Jurema – Rua Torreon, 245.

Para maiores informações, acesse o site:  www.cdo.org.br/coletadealimentos