Especial: “Outubro Rosa 2014” – História

O mês de Outubro é caracterizado pelo movimento mundialmente conhecido, o Outubro Rosa, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. Saiba agora como tudo começou:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos (EUA), onde vários Estados tinham ações isoladas referentes a doença e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

A história do movimento remota à última década do século 20, quando o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e desde então promovida anualmente pela cidade.

Em 1997, entidades da cidade de Yuba e Lodi nos EUA, começaram a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A primeira iniciativa no Brasil, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido por Obelisco do Ibirapuera, no Estado de São Paulo-SP, no dia 2 de Outubro de 2002.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, sediado em Santos-SP, iluminou a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, comemorado todo terceiro domingo do referido mês. Mas o principal objetivo era alertar para a causa da doença e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No Estado, todo o ano são realizados dois mutirões, um no mês de maio e outro em Outubro.

Em Outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de cor rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades.

Em Outubro de 2009, se multiplicaram as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

No Ceará temos a Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama (http://www.redemamaceara.com.br/) Fundada em Junho de 2014, a REDE MAMA é uma Associação sem fins lucrativos que tem por missão Congregar as instituições que atuam no combate ao câncer de mama no estado do Ceará, desenvolvendo trabalhos em parceria, visando a redução da mortalidade e contribuindo para a disseminação do conhecimento a cerca da doença. Entre no site e confira a programação que a REDE MAMA está organizando para o Outubro Rosa.

Participam da Rede Mama na Capital: Associação Toque de Vida, Rosa Viva, Associação dos Amigos do Crio e Grupo Amar. São dois grupos no Interior: Amigas de Dona Carlota (Independência) e Mulheres de Rosa (Horizonte). Outros dois teriam já manifestado interesse em integrar a rede: Deusas da Mama (Maranguape) e Associação de Mulheres Iguatuenses (Iguatu).

Saiba mais sobre o Câncer de Mama em:

INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama

Referências: