Campanha Junho Vermelho

O inverno está chegando e com ele vem a preocupação com os estoques de sangue nos hemocentros do país. Nesta época do ano, as doações costumam cair muito, até 30%. A campanha Junho Vermelho pretende incentivar as doações em várias cidades do país.

Os estoques estão baixos e as cadeiras vazias. No maior banco de sangue da América Latina, as doações são quase um pedido de urgência porque com a epidemia de dengue, muita gente precisou de transfusão de sangue e o que sobrou é quase nada. Além disso, a chegada das férias escolares e o frio também desestimulam os doadores.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.

A escolha do mês de Junho acontece em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho,  intitulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004.

Na data também é comemorado o aniversário de Karl Landsteiner, imunologista austríaco responsável por descobrir o fator Rh e identificar diferenças existentes entre os diversos tipos sanguíneos humanos. Este ano, o tema da campanha da OMS é “Thank you for saving my life”, (Obrigado por salvar minha vida), que tem o objetivo de agradecer a todos que contribuem diariamente com a doação voluntária de sangue salvando a vida de muitas pessoas.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Confira os postos fixos e horários de coleta no Ceará – http://www.hemoce.ce.gov.br/index.php/item-simples/2013-10-10-18-54-43

Outras informações no Facebook Hemoce (Oficial)

Fontes: