Coronavírus: Trauma ‘por gerações’ em áreas desfavorecidas

Jen Daffin, que está trabalhando para melhorar a saúde mental no bairro residencial de Bettws, localizada no condado norte-americano Newport, disse que essas comunidades são as mais afetadas.

Ela disse que algumas circunstâncias, como não ter um jardim, podem levar a um risco aumentado de problemas de saúde mental. Além disso, há também preocupações de que as lacunas de aprendizado tenham aumentado quando as escolas reabrirem.

“Se você é mãe solteira e mora em um apartamento com crianças pequenas e não tem acesso a um jardim, pode ser realmente um desafio”, disse ela.

Daffin disse que ciclos de “trauma e angústia” podem existir por gerações.

“Ao entender o que aconteceu com uma comunidade ou o que está acontecendo com uma comunidade, podemos começar a criar condições para ajudar as pessoas a quebrar esses ciclos”, disse ela.

Professores entregando comida

Os professores das escolas primárias em Bettws passaram o bloqueio entregando alimentos de emergência e produtos de higiene para os alunos e suas famílias.

A taxa de pobreza infantil é de 42% na propriedade – bem acima da média nacional de 29%.

Christine Holder, uma das famílias que conta com o programa de aprendizado precoce de Bettws, levou seus três netos para morar com ela e o marido há cinco anos e afirma “Não sei como teríamos sobrevivido sem os professores”.

O programa foi criado por professores locais para fornecer alimentos, produtos de higiene pessoal, livros e brinquedos para as crianças que não podem mais acessá-los na escola.

“Estávamos lutando com as finanças para novas camas”, disse Holder, cujo marido trabalha para o NHS.

“Eles precisam de beliches porque os quartos são pequenos. Eles dormem em colchões no chão”.

Os professores apresentaram à família um subsídio de caridade que foi capaz de fornecer-lhes novas camas.

“Não gosto de dizer que estamos enfrentando dificuldades, mas sei que posso telefonar e conversar com qualquer membro da equipe da escola”.

“Rimos e choramos, eles realmente nos mantiveram indo”.

Lindsey Watkins, professora principal de Millbrook, que é uma das escolas primárias envolvidas, disse: “Nós administramos um banco de alimentos regularmente como escola.

“Avaliamos as famílias por telefone – temos uma família que não tinha geladeira, não tinha tapetes ou cortinas, não tinha algumas dessas coisas básicas”.

As escolas no País de Gales começam a reabrir na segunda-feira, mas há preocupações de que, daqui a três meses, qualquer diferença de aprendizado entre os alunos mais desfavorecidos e seus colegas tenha aumentado.

“O potencial para que isso fique mais amplo está absolutamente aí”, disse Watkins.

“Mas acho que se escolas e comunidades trabalharem juntas como nós, você pode abrandar essa lacuna”.

Fonte: BBC NEWS