Rua Pastor Samuel Munguba, 703 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-375
petfarmacia@ufc.br

Nasa afirma que alguns organismos terrestres podem sobreviver temporariamente em Marte

Nasa afirma que alguns organismos terrestres podem sobreviver temporariamente em Marte

Alguns organismos terrestres, como fungos e bactérias, podem sobreviver por um determinado período em Marte. É o que afirma um estudo conduzido pela Nasa e pelo Centro Aeroespacial Alemão.

 

O experimento foi iniciado em 2019 e consistia em lançar alguns microrganismos na estratosfera, que é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, está localizada acima da camada de ozônio e tem condições muito parecidas com as do Planeta Vermelho.

 


O experimento foi batizado como MARSBOx, sigla para Microbes in Atmosphere for Radiation, Survival, and Biological Outcomes Experiment, ou Experimento com Micróbios na Atmosfera para Radiação e Resultados de Sobrevivência Biológica, em tradução livre, que é o nome do recipiente de alumínio que recebeu os organismos.

 

No texto, os pesquisadores descreveram que os esporos do bolor negro sobreviveram à viagem, mas o período de vida deles em Marte seria relativamente pequeno. Porém, eles poderiam ser revividos após serem trazidos de volta para a Terra.

 

O comportamento destes organismos em Marte pode ser a chave para o sucesso de uma missão tripulada, como explica Katharina Siems, membro da equipe do Centro Aeroespacial Alemão. 

“Alguns micróbios podem ser inestimáveis para a exploração espacial. Eles podem nos ajudar a produzir alimentos e suprimentos materiais independentemente da Terra, o que será crucial quando estivermos longe de casa”, afirmou a pesquisadora. 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/23/ciencia-e-espaco/organismos-terrestres-marte-nasa/

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário