Rua Pastor Samuel Munguba, 703 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE, 60430-375
petfarmacia@ufc.br

Avaliação do Conhecimento de Pacientes de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde acerca de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPS)

Março e Abril/ 2019

Atividade finalizada.

Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) são aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para comercialização sem necessidade de uma receita médica. Nesse contexto, os MIPs estão relacionados com a automedicação, uma prática comum, tendo em vista a dificuldade de atendimento médico pelo sistema de saúde brasileiro. No entanto, o uso inadequado de qualquer tipo de medicamento pode causar danos graves à saúde do paciente. Baseado nestes fatores, o projeto surge como uma maneira viável para coletar dados dos usuários sobre o conhecimento desse assunto e conscientizá-los sobre os perigos e riscos de uma
automedicação irresponsável, ressaltando, também, a importância do farmacêutico para o uso correto de MIPs.

Avaliar a percepção e os conhecimentos prévios dos pacientes atendidos na Unidade de Atenção Primária à Saúde Anastácio Magalhães sobre Medicamentos Isentos de Prescrição, bem como caracterizar os participantes da pesquisa a partir de fatores como sexo, idade, escolaridade e renda familiar e informar sobre o uso adequado de MIPs e da importância do profissional farmacêutico nesse contexto.